Home Consultoria
Bagua O que é Feng Shui
Radiestesia e Radiônica Numerologia
Aromas Florais De Bach
Pedras Brasileiras Mensagens
Chakras Signos e suas pedras
Poder energético das pedras
 
 

BA-GUÁ

Basicamente existem dois tipos de ba-guá: Um para ser usado do lado de fora da porta de entrada para rebater as energias negativa que é o ba-guá da seqüência do céu anterior e o outro que é usado como referência para a aplicação do Feng Shui e é usado tanto pela Escola da Bússola como pela Escola do Chapéu Negro, é o ba-guá da seqüência do céu posterior.

1 Ba-guá da seqüência do céu anterior


Este ba-guá é um poderoso amuleto usado para atrair energias positivas e rebater as energias negativas. Deve ser usado do lado de fora da porta de entrada, logo acima do batente. Possui um espelho no centro que pode ser convexo ou não.

O seu nome, ba-guá da seqüência do céu anterior, se refere a ordem dos trigramas - conjunto de três linhas partidas ou inteiras - estão dispostos no octógono que é uma figura geométrica de oito lados.

Cada trigramas está ligado a uma força ou elemento da natureza. Eles formam um potente círculo energético quando estão organizados nesta ordem. Por isso, antes de comprar o ba-guá, é preciso conferir se a seqüência interna está correta para o amuleto funcionar

Esta seqüência se chama céu anterior porque representa o momento único e perfeito imediatamente anterior à criação do Universo, onde céu e terra estão alinhados, o tempo ainda não existe e o ciclo das estações não está em movimento. É o céu abstrato, conceitual e invisível. Os trigramas da ordem do céu anterior deixam as forças negativas fora de casa. Age como se fosse um filtro.

Os chineses tem um grande respeito por este talismã. Quando ele se quebra, é enrolado com cuidado em um papel amarrado com um cordão vermelho e deixado num templo ou jardim em sinal de gratidão pela sua proteção. Quando ele quebra deve ser substituído imediatamente. 

As cores são variadas, sendo que os chineses geralmente usam o vermelho, o verde e o dourado, mas mesmo sem estas cores o ba-guá faz efeito.

Quando for colocar o ba-guá na porta é bom recitar o mantra do Buda da Compaixão - OM MANI PADME HUM - e mentalizar para que só entre coisas boas na casa e que as negativas fiquem sempre de fora.

Trigrama Nome em chinês Imagem Atributo
Chien Céu Pai
Kun Terra Mãe
Chen Trovão Filho mais velho
Sun Vento Filha mais velha
Kan Água Filho do meio
Li Fogo Filha do meio
Ken Montanha Filho mais novo
Tui Lago Filha mais nova

2 Ba-guá da seqüência do céu posterior

Desenho do bagua posterior

Este ba-guá retrata o mundo posterior à criação, as estações se sucedem com suas diferentes energias, cores e formas. É utilizado na Escola da Bússola e na Escola do chapéu Negro. Na linha mais tradicional, serve como orientação sobre cores e materiais associados a cada setor da casa, mas é a Escola do Chapéu Negro que mais trabalha com a seqüência do céu posterior.

Este ba-guá é aplicado em cima da planta da casa e determina os oito setores da moradia: Sucesso (Fama), Prosperidade (Riqueza), Família, Espiritualidade (Conhecimento), Trabalho (Carreira), Amigos (Benfeitores), Criatividade (Crianças, Filhos), Relacionamentos. Assim, ao ativar um dos setores da habitação, estimula-se também uma área da vida.

Na Escola da Bússola, a mais tradicional, os trigramas são lidos de dentro para fora. O ba-guá é chamado de pá-kua.

Na Escola do Chapéu Negro, os consultores também usam o ba-guá, só que Mestre Lin Yun, fundador desta escola, inverteu a maneira como os trigramas são lidos. Em vez de a leitura ser feita de dentro para fora, como na Escola da Bússola, eles são lidos de fora para dentro.

Desenho do bagua do céu posterior na escola do Chapéu Negro

Leitura do Ba-guá:

Conhecendo o significado de cada uma das oito partes do ba-guá, com seus elementos, cores e formas, podemos ativar os cantos da casa, ativando assim os vários setores da vida. Por exemplo, para ativar a área da prosperidade, podemos usar móveis e peças de madeira, pois esse é o elemento do trigrama Sun (vento), assim como as cores violeta, verde e vermelho também energizam esta área.

Chien - Está associado ao poder criador do céu. Está ligado a imagem de um pai protetor, a fraternidade e a inteligência. Simboliza também as viagens e o desejo de conhecer outras pessoas e lugares. Representa a área dos AMIGOS . Seu elemento é o metal, e as cores, o cinza , o branco e o preto. Está ligado às circunferências e às formas redondas.

Kun - A amabilidade da Mãe Terra está representada por este trigrama. As relações de afeto, a ternura e receptividade estão ligadas a Kun. Foi associado, então, ao guá dos RELACIONAMENTOS . Suas cores são o rosa , o branco e o vermelho. O elemento é terra e as formas são quadradas, estáveis e retangulares.

Chen - Trigrama ligado às chuvas da primavera e à energia de crescimento e expansão da natureza. Simboliza o nascimento e a multiplicação. Por isso, foi relacionado à FAMÍLIA . Seu elemento é a madeira, e suas cores, o verde , o azul e o violeta. Está relacionado às formas cilíndricas, como os troncos das árvores. Representa a primavera.

Sun - Sua energia é suave, gentil e penetrante. Simboliza o vento que espalha as sementes, garantindo boa colheita. Também se refere às árvores generosas e cheias de frutos. Foi relacionado à PROSPERIDADE . Seu elemento é a madeira e suas cores o violeta (púrpura), o azul e o vermelho.Suas formas são as arredondadas.

Kan - Trigrama associado ao esforço e a persistência. É simbolizado pela água, que vence tudo e ultrapassa todos os obstáculos. Foi relacionado ao TRABALHO . O seu elemento é a própria água, e estão associados ao trigrama Kan todas as cores escuras (os tons de águas  profundas) e, principalmente o preto . Suas formas são as onduladas e sua estação é o inverno.

Li - É o trigrama associado ao brilho, à claridade e à beleza. Também ligado à boa sorte e à auto-realização, tanto material quanto espiritual. É por isso que mestre Lin Yun associou esta área ao SUCESSO . Seu elemento é o fogo, as cores o vermelho e o dourado, e as formas pontiagudas e piramidais como as da chama. Corresponde ao verão.

Ken - Estabilidade, tranqüilidade e quietude, qualidade ligadas à meditação, estão relacionadas a este trigrama. Por isso, foi associado por mestre Lin Yun à área da ESPIRITUALIDADE . Suas cores são o azul-escuro , o verde e o preto. O elemento é terra. Está associado a formas quadradas ou retangulares.

Tui - Este trigrama representa a felicidade nascida da leveza e do entusiasmo. Simboliza a jovialidade e a agilidade mental. Representa a área da CRIATIVIDADE . Está relacionado ao elemento metal e sua cor é o branco e os tons pastel. As formas são redondas e sua estação é o outono.






Hortencia Del Bianco Hokama

Consultora em Feng Shui


Tel. (11) 98739-9530
(11) 2295-3844

consultoria@bagua.com.br






Informações sobre Consultoria

consultoria@bagua.com.br